Conversa com
o presidente
Como você define o atual momento do setor farmacêutico brasileiro e como o Aché se posiciona nesse cenário?
José Vicente Marino - O setor farmacêutico brasileiro vive um momento de novas possibilidades e de expansão. A retomada dos investimentos públicos em pesquisa, desenvolvimento e inovação – liderada por instituições como o BNDES e a FINEP – recoloca a indústria nacional em um patamar mais competitivo e relevante. O Aché tem orgulho de ser parte ativa desse movimento. Contratamos R$ 533 milhões em recursos justamente para potencializar nossa capacidade de inovar, acelerar projetos e ampliar o acesso à saúde. Esse é o nosso papel: colocar nossa potência em ação para que as soluções que desenvolvemos cheguem cada vez mais rápido, e de forma mais acessível, às pessoas que precisam. Assim, seguimos contribuindo para fortalecer não apenas o Aché, mas todo o setor farmacêutico brasileiro, sempre com foco em apoiar a atividade médica no atendimento aos pacientes.
Nesse cenário, como você avalia o desempenho do Aché em 2024?
José Vicente Marino - 2024 foi um ano de evolução para o Aché. Colocamos em prática as bases que estruturamos em 2023, no nosso processo de revitalização, e mostramos a potência da nossa cultura, da nossa capacidade de execução e da nossa visão de futuro. Os números refletem parte desse avanço: crescemos 9% em receita líquida e 34,8% no Ebitda, alcançando lucro líquido de R$ 776 milhões, com crescimento de 26,8%. Mas o que mais me orgulha é ver que evoluímos na direção certa, consolidando o Aché como uma das principais referências em saúde no Brasil. Reforçamos nossa cultura de inovação, avançamos no nosso modelo de visitação médica, melhoramos a nossa operação, nos aproximamos dos clientes e seguimos aprimorando nossa operação para estar cada vez mais perto das pessoas. O Aché que entregamos em 2024 é um Aché mais forte, mais preparado e, acima de tudo, mais consciente da sua responsabilidade e do seu potencial de impacto.
A inovação é uma prioridade para o Aché. Quais foram os destaques do ano nessa área?
José Vicente Marino - Inovação sempre foi um dos motores do Aché, e 2024 mostrou claramente nossa capacidade de potencializar esse movimento. Temos investido consistentemente ao longo dos anos e prevemos ampliar para 6,4% da receita líquida os investimentos em inovação já em 2025, um salto que traduz nosso compromisso em entregar soluções cada vez mais relevantes e acessíveis para médicos e pacientes no Brasil. Esse é o caminho que queremos trilhar: inovação com propósito, que gera impacto real. Nos últimos cinco anos, os produtos lançados a partir dessa estratégia já representam 20% do nosso faturamento, com R$ 1 bilhão em receitas. Estamos só no começo.
2023 foi um ano de reorganização e intensa busca por eficiência. O que foi feito para melhorar a eficiência operacional em 2024?
José Vicente Marino - A eficiência operacional é uma das alavancas mais importantes da nossa estratégia. Em 2024, avançamos de forma concreta: reduzimos de 12,8% para 2,6% o nível de backorder, reduzimos em R$ 220 milhões nossos estoques e aumentamos a eficiência geral das fábricas (OEE) de 54,2% para 59,7%. Além disso, evoluímos na gestão de resíduos na autogeração de energia 100% renovável, no combate ao desperdício e na disciplina dos processos – sempre com o olhar atento à sustentabilidade e ao cuidado com os recursos. Essa jornada de eficiência é o que garante que nossa potência se transforme em valor para todos.
O Aché tem feito movimentos crescentes para fomentar a educação médica continuada. Como foi essa atuação em 2024?
José Vicente Marino - Acreditamos que cuidar da saúde também passa por cuidar da formação dos profissionais que estão na linha de frente, ao longo da jornada de tratamento e cuidado dos pacientes. Por isso, 2024 foi um ano de marcos importantes. Realizamos o primeiro Aché Summit Continuing Medical Education (ASCME), reunindo mais de 21 especialidades médicas em um evento inovador, com uma visão integrada do paciente. E demos um passo inédito com o R+Aché, nosso programa de formação que levou médicos residentes para dentro dos nossos espaços de inovação. . Realizamos mais de 480 eventos de educação médica, com o envolvimento de mais de 13 mil médicos e com nível de satisfação CSAT de 4,6 (0-5). Queremos ser referência não só em produtos, mas também em disseminar todo o conhecimento a favor da saúde das pessoas.
Como você descreveria o impacto social do Aché?
José Vicente Marino - Cada produto do Aché nasce com um propósito claro: melhorar a vida das pessoas. Mas queremos ir além do tratamento — queremos gerar consciência, ampliar o cuidado e promover saúde em sentido amplo. O Alenia, por exemplo, vai além do tratamento da asma: ajuda a educar sobre a doença. Nossos medicamentos cardiovasculares, como Trezete e Edistride, incentivam novos hábitos de vida. E a expansão da nossa linha de produtos à base de Cannabis abre caminhos para terapias mais acessíveis e transformadoras. Mais do que estar presente na vida de milhões de brasileiros, queremos ser reconhecidos como guardiões de causas da saúde – em todas as fases da vida. Nossa ambição é alcançar mais e mais vidas, oferecendo sempre o melhor tratamento, ampliando o acesso a medicamentos de alta qualidade como os nossos.
O que podemos esperar do futuro do Aché?
José Vicente Marino - O futuro do Aché está diretamente ligado à nossa capacidade de colocar nossa potência em ação. Não buscamos liderança apenas em números – buscamos ser referência em impacto, inovação e cuidado integral. Queremos ser uma empresa admirada por colocar as pessoas no centro das decisões e se tornar um orgulho nacional. O caminho está traçado – seguimos na nossa revitalização. Nosso compromisso é uma execução com consistência, responsabilidade e visão de longo prazo.